Por Ingrid Dragone. Tecnologia do Blogger.
RSS

Truques para economizar

Segunda, 04/07/11

Casa de ferreiro, espeto de pau! Conheço várias estratégias para economizar, embora ultimamente não tenha conseguido colocá-las em prática. Bem, preciso fixar a ideia de que casa nova, fase pós-casamento e viagens não podem atrapalhar o meu plano de voltar a ser uma mulher financeiramente controlada. Para me reanimar e ajudar quem está "desesperada", trago os seguintes truques: 

  1.   Faça uma lista das prioridades, com o que deve ser comprado para você, seu marido, filhos e para a casa. Sempre existe alguma coisa que pode ser deixada para depois. Avalie a urgência de cada compra, perguntando-se da real necessidade. A lista evita as comprinhas a mais.

2.   Se você está de casa nova, não tenha a ilusão de que tudo ficará pronto rapidamente. Às vezes, toda uma vida não é suficiente para deixar o “ap” exatamente do jeito que você quer e com tudo que você acha que precisa.

3.   Não deixe de fazer passeios e viagens com seu marido para comprar coisas. Jantar fora, ir ao cinema, enfim, sair da rotina é importante para o relacionamento.

4.   Não caia na tentação das liquidações. Muitas delas são um bota-fora das roupas que não serão usadas na próxima estação. Aproveite as oportunidades para comprar o que você sente falta, de fato.

5.   Se os cartões de crédito são um problema para você, desista de ter alguns deles.

6.   Prefira pagar à vista, se o desconto for bom. Só compre no crédito se não houver cobrança de juros e se você estiver realmente precisando adquirir muitas coisas ao mesmo tempo (ex: não dá para ficar sem fogão porque você precisa da geladeira).

7.  Você não precisa comprar tuuuuudo o que está na moda! Se a grana apertou,  priorize as roupas “atemporais” ou “clássicas”.

8.   Junte milhas no cartão de crédito!

9. Compre vouchers em sites de compra coletiva. Atenção: veja os dias e horários em que os serviços são oferecidos para não comprar o que não terá condições de usar. Ah! Não exagere na compra! Os vouchers têm validade! Além disso, só compre o que importa, pois tantas promoções empolgam.

10.  Faça programas caseiros: alugue DVD, chame parentes e amigos para uma reunião, promova uma tarde de jogos na sua casa (cada um pode levar uma contribuição), prepare um jantar especial para o seu marido. 

11.  Anote os gastos num caderninho, incluindo custos fixos e extras. Com isso é possível saber quanto você gasta por mês e onde dá para cortar.

12.  Os cheques pré-datados ajudam a perder o controle das dívidas. Cuidado!

13.  Tenha uma poupança. O rendimento é pequeno, mas é bom estar preparada para imprevistos, como um problema de saúde ou desemprego.

14.  Sempre evite o pagamento mínimo do cartão de crédito.

15.  Peça descontos! Não tenha vergonha de pechinchar!

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

sonia tolfo disse...

Gostaria de colocar um link do seu blog no "mattiva" mas não sei como fazer, tens ideia de como se faz? Adoro seus truques!

Ingrid Dragone disse...

Oi, Soninha! Quanta honra! Você tem que entrar na parte do seu blog que chama "design" e olhar onde tem assim: "Adicionar um Gatget". Daí vai abrir uma janela com várias opções. Entre elas, "Lista de links". É nessa parte que vc coloca o endereço do meu blog!!! Beeeeeijos e obrigada pela companhia constante!

Adelaide Araçai disse...

Ótimas dicas, sabe eu aproveito as oportunidades de compra e lazer. Uma coisa que aprendi foi usar o cartão de crédito a meu favor. Mesmo tendo dinheiro para pagar por vezes uso o cartão de crédito para acumular pontos, assim ana passado consegu ir conhecer Salvador apenas com os pontos do cartão de crédito.
Aqui temos planilhas que nos auxiliam a saber qual o custo fixo do mês e assim sabemos quando podemos ou não gastar um pouco a mais.
Abraços

Ingrid Dragone disse...

Pois é, Adelaide. Com tantos apelos comerciais e tantas contas para pagar, precisamos criar estratégias. Bj!

Postar um comentário

Obrigada!!!