Segunda, 30/05/11
Hoje é segunda-feira, dia em que todo mundo “começa” o regime! Lógico... junto com o final de semana vêm as gordurinhas localizadas, o peso na consciência e as guloseimas! Quem não gosta de assistir a um filme comendo pipoca? Sair no sábado para jantar? Devorar uma barra de chocolate no conforto da cama quentinha? Bem, só para a gente não exagerar nas comidinhas que fazem mal à saúde, trago para vocês nós a lista dos 10 piores alimentos, segundo a nutricionista Michelle Schoffro Cook (http://www.drmichellecook.com/). Recebi as informações por e-mail e achei legal publicar aqui no blog. Claro que não sou contra tornar a vida mais gostosa, mas não custa nada maneirar, né?
10º lugar: Sorvete - Geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas, ou seja, substâncias químicas que podem causar danos ao sistema nervoso.
9º lugar: Salgadinho de milho - Por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, leva a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.
8º lugar: Pizza - A maioria das pizzas congeladas de supermercado é cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feita de farinha branca, é absorvida pelo organismo e transformada em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
7º lugar: Batata frita – Contém gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças. Além disso, com o seu aquecimento em altas temperaturas é produzida a acrilamida, uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos. Como se não bastasse, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa em contato com o oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
6º lugar: Salgadinho de batata - Causa todos os danos das batatas fritas comuns, não traz benefícios nutricionais e contém níveis mais altos de acrilamida.
5º lugar: Bacon - O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia revela que comer 14 porções de bacon por mês pode aumentar o risco de doenças pulmonares.
4º lugar: Cachorro-quente - Um estudo da Universidade do Havaí mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.
3º lugar: Donuts (rosquinha) - Entre 35% e 40% da composição dos Donuts é de gorduras trans, substâncias relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, trata-se um um alimento rico em açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.
2º lugar: Refrigerante - Uma lata de refrigerante possui, em média, 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de conter muitos corantes artificiais e sulfitos. Além disso, é uma bebida extremamente ácida. Para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins, é necessário ingerir 30 copos de água! Para completar, o organismo retira minerais dos ossos, a exemplo do cálcio, e os despeja no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, o que enfraquece os ossos e pode levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.
1º lugar: Refrigerante diet - Além de causar todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, a substância está relacionada a doenças como: ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.
2 comentários:
Vixi, estou precisando maneirar, porque como muita batata frita, sorvete e cachorro-quente.
Haja autocontrole! rs
Postar um comentário
Obrigada!!!